Cursos de pós-graduação lato sensu que objetiva aprofundar habilidades teóricas e ou práticas em uma área do conhecimento.
Possui carga horária acima de 161 horas;

UTI URGÊNCIA / EMERGÊNCIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM UTI E URGÊNCIA / EMERGÊNCIA

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 530 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 12 meses (01 ano)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: Proporcionar qualificação no âmbito de Especialização e atender a crescente demanda do mercado de saúde que necessita de enfermeiros com conhecimentos assistenciais e gerenciais nas áreas de Terapia Intensiva e Urgência/Emergência, objetivando a humanização da assistência, a ética e as práticas baseadas em evidências científicas.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Aprender a aprender com responsabilidade e compromisso contínuo com o seu próprio desenvolvimento profissional, sendo capaz de atuar nos processos educativos dos profissionais da equipe de saúde, em situações de trabalho, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os profissionais, não esquecendo de sua responsabilidade pelo processo de educação em saúde dos indivíduos e familiares sob seu cuidado, reconhecendo o contexto de vida, hábitos culturais e socioeconômicos destes, objetivando assim, melhor adesão ao tratamento e contribuindo para a construção de novos hábitos e desmistificação de conceitos inadequados.

5. PÚBLICO-ALVO: Graduados em enfermagem.

6. MATRIZ CURRICULAR

PSF-PROGRAMAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 460 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 12 meses (01 ano)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: Proporcionar qualificação no âmbito de Especialização em Saúde da Família, a profissionais que serão capazes de atuar na promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde da comunidade em que atuam ou pretendem atuar, proporcionando qualidade de vida a todos os envolvidos neste processo.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar para a compreensão da configuração do Sistema Único de Saúde a partir de seus pri ncípios e de suas diretrizes; Orientar para o planejamento e organização dos processos de trabalho determi nados nas Diretri zes do Programa de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Promover a reflexão no que tange ao caráter social, cultural, histórico, psicológico e educacional da saúde da família; Proporcionar subsídios teóricos à ação no processo de qualidade de vida.

5. PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados em nível superior na área da saúde que atuem ou desejem atuar na assistência ou gerenciamento de Unidades de Saúde da Família, Núcleo de apoio à Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde tradicional, Ambulatório de Especialidades Médicas (AMA).

6. MATRIZ CURRICULAR

DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM

PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 720 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 12 meses (01 ano)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: Capacitar enfermeiros para que atuem como docentes no ensino médio, técnico e superior, visto que o curso atende às exigências do Conselho Estadual de Educação (CEE/SP) nº 64/2007 e o parecer do Conselho Nacional da Educação (CNE nº 2 de 26 de junho de 1997), que autorizam a formação de docentes para a educação profissional, mediante curso de pós-graduação lato sensu, como se faz o propósito do projeto e consequentemente do curso.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar enfermeiros por meio de conhecimentos teóricos e práticos, desenvolvendo as competências necessárias para docência tanto no ensino médio, técnico quanto no ensino superior; Oferecer embasamento teórico-conceitual, além de metodológico, bem como capacitação prático-profissional, que viabilizem a formação de professores críticos-reflexivos para atuação na área da docência em enfermagem.

5. PÚBLICO-ALVO: Graduados em Enfermagem, Saúde e áreas afins que desejam atuar na Docência em Enfermagem, seja no Ensino Técnico, Médio e/ou Superior.

6. MATRIZ CURRICULAR

ENFERMAGEM DO TRABALHO

ENFERMAGEM DO TRABALHO
1.INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ (FOCCUS EDUCACIONAL)


2.OBJETIVOS: Proporcionar qualificação no âmbito de Especialização para atuação na área de Saúde Ocupacional. Propiciar ao enfermeiro conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar nas áreas de saúde e trabalho, visando o desenvolvimento de ações específicas tais como: • atender necessidades de saúde do trabalhador relacionadas com o trabalho, ou que tenham repercussão na família e na comunidade; • organizar e desenvolver programas de educação para a saúde dando ênfase à promoção e recuperação da saúde, prevenção dos agravos em relação ao ambiente de trabalho e adaptação do trabalho ao trabalhador; • prestar assessoria técnica às empresas, à equipe, aos sindicatos e outras instituições; • aplicar o método científico no estudo de problemas de saúde do trabalhador e do meio-ambiente, investigando as relações com o trabalho e possíveis soluções; • integrar a equipe de saúde multidisciplinar atuando no planejamento, organização, execução e avaliação das atividades desenvolvidas; • atuar no ensino de conhecimentos específicos de Enfermagem do Trabalho.


3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver habilidades para o planejamento, programação, orientação e execução de atividades que envolvam prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação do trabalhador.


4.PÚBLICO-ALVO: Graduados da área da Saúde, principalmente, enfermeiros, que almejam o trabalho em indústrias, empresas, escolas, hospitais, centros de pesquisa, gerenciamento e auditoria, entre outros.


5.MATRIZ CURRICULAR:

 

ENFERMAGEM ONCOLÓGICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 600 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 15 meses (01 ano e 3 meses)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: Capacitar profissionais enfermeiros para atuarem no cuidado e controle do câncer, formando especialistas comprometidos com a saúde e qualidade de vida das pessoas, promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia, conhecimento técnico e científico e em consonância com os preceitos éticos, bioéticos e legais da Enfermagem.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Proporcionar ao aluno o aprendizado acerca de uma assistência de qualidade, humanizada e holística para os cuidados assistenciais de Enfermagem Oncológica. Instrumentalizar o aluno para o estudo do perfil epidemiológico nacional, estadual e local da assistência em Oncologia, para possíveis planejamentos de ações. Capacitar o profissional Enfermeiro para atuar no que se refere à educação para a saúde, à proteção e prevenção, apoio ao diagnóstico, à recuperação e reabilitação na área da Oncologia.

5. PÚBLICO-ALVO: Graduados em Enfermagem.

6. MATRIZ CURRICULAR

MBA EM SAÚDE PÚBLICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM MBA EM SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE EM ESTRATÉGIAS SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 420 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 15 meses (01 ano e 3 meses)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: Proporcionar a compreensão da Estratégia Saúde da Família, enquanto modelo estruturante da atenção básica no Brasil para a aplicação dos princípios e diretrizes do SUS e dos conceitos que são a base para a sua estruturação. Capacitar profissionais para refletir sobre a melhor alternativa para a solução dos problemas de saúde da coletividade, o que resultará na otimização do gerenciamento dos recursos destinados à saúde, preparando os alunos para administrar, planejar e intervir no processo saúde–doença.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Instrumentalizar o profissional para desenvolver ações educativas em saúde, desenvolvendo métodos didáticos que favoreçam a relação da teoria e da prática vivenciada, com vistas a resolver problemas e modificar situações. Preparar profissionais capazes de planejar, organizar e supervisionar as ações em saúde da família. Compreender o processo de trabalho em saúde e o trabalho em equipe no âmbito da atenção básica. Estabelecer o diagnóstico de saúde da realidade local e elaborar o planejamento das ações a serem desenvolvidas no âmbito da promoção, proteção e recuperação da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida.

5. PÚBLICO-ALVO: Curso é destinado a todos os profissionais graduados da área da saúde que atuem ou pretendam atuar em instituições de Saúde Pública e que possam integrar a equipe de Saúde da Família.

6. MATRIZ CURRICULAR

MBA EM GESTÃO HOSPITALAR

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ
7. CARGA HORÁRIA: 420 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)
3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 15 meses (01 ano e 3 meses)
4. OBJETIVOS:
4.1. OBJETIVO GERAL: Formar especialistas em Gestão Hospitalar capacitando-os para o exercício gerencial, planejamento e formulação de políticas e estratégias de ação. Este MBA busca analisar a atenção à saúde e instrumentalizar o estudante para expandir suas habilidades gerenciais e seus conhecimentos sobre o setor saúde, reconhecendo-se como agente deste processo, desenvolvendo conhecimentos / competências relativos às Políticas de Saúde e o SUS, gestão e educação em saúde, gestão de custos e de insumos, planejamento em saúde, tomada de decisão, gestão de pessoas, liderança e empreendedorismo.
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar profissionais para atuarem de forma crítica e competente na gestão dos serviços de saúde em diferentes cenários do sistema de saúde brasileiro.
5. PÚBLICO-ALVO: Graduados em Enfermagem, Administração, Farmácia, Medicina, Fisioterapia e demais graduados que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais na prestação de serviços de saúde.
6. MATRIZ CURRICULAR

MBA EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM MBA ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 360 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 12 meses (01 ano)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: Formar especialistas em Administração Hospitalar capacitando-os para o exercício gerencial, planejamento e formulação de políticas e estratégias de ação. O curso busca analisar a atenção à saúde e instrumentalizar o estudante para expandir suas habilidades gerenciais e seus conhecimentos sobre o setor saúde, reconhecendo-se como agente deste processo, desenvolvendo conhecimentos / competências relativos às Políticas de Saúde e o SUS, gestão e educação em saúde, gestão de custos e de insumos, planejamento em saúde, tomada de decisão, gestão de pessoas, liderança e empreendedorismo.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar profissionais para atuarem de forma crítica e competente na gestão dos serviços de saúde em diferentes cenários do sistema de saúde brasileiro, formar líderes com visão estratégica, tática e operacional.

5. PÚBLICO-ALVO: Graduados em Enfermagem, Administração, Farmácia, Medicina, Fisioterapia e demais graduados que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais na prestação de serviços de saúde.

6. MATRIZ CURRICULAR

ESTÉTICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTÉTICA

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 360 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 12 meses (01 ano)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: Habilitar o profissional graduado a entender as formulações cosméticas da atualidade e as tendências futuras, desde a concepção do produto, sua formulação, testes de eficácia e segurança, regulamentação, marketing e comercialização, até sua aplicação na prática clínica. Proporcionar qualificação no âmbito de Especialização para atuação na área de Estética. Apresentar novos conceitos em Estética para ampliar a atuação do profissional, trabalhar a prática profissional para maior segurança nos atendimentos estéticos e fortalecer o empreendedorismo pessoal ou corporativo dos alunos com a pretensão de formar novos gestores em Estética.O enfermeiro esteticista realizará intervenções estéticas como serviços especializados para: prevenção de envelhecimento, cuidados, diagnósticos precoces de manchas, tratamentos estéticos faciais e corporais; preparamos o enfermeiro estetas para atuar no mercado da Enfermagem Estética de maneira diferenciada das demais profissões atuantes na Saúde Estética. Módulo especial para Enfermagem Estética: Prática Ambulatorial em pacientes reais com: Injetáveis, Lasers, Cosmetologia, Anti-Aging.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ampliar a compreensão de técnicas e procedimentos estéticos e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício de nova profissão. Aprofundar os conhecimentos sobre as técnicas estéticas que serão habilitadas a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para manuseá-las futuramente. Desenvolver atividades de pesquisa, estudo de caso, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo. Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional da saúde esteta. Atualização constante de conhecimentos, adquirindo diferencial competitivo no mercado de trabalho. Oferecer conceitos teórico-práticos relevantes e inerentes aos profissionais de saúde que desejam atuar na área Estética, introduzindo-os neste novo campo profissional, vasto e promissor, para atuação consciente e responsável.

5. PÚBLICO-ALVO: Profissionais com formação superior em diferentes áreas do conhecimento que desejam aprimorar e aprofundar seus conhecimentos em estética profissionais com nível superior da área da saúde, que desejam ingressar ou aprofundar sua atuação na área de estética e que estejam em busca de conhecimento científico, técnicas seguras e grande treinamento prático. O aluno tem a oportunidade de assimilar também técnicas de outras áreas de atuação como a Medicina Estética, o que permitirá desenvolver trabalho em conjunto, com grande benefício ao paciente.

6. MATRIZ CURRICULAR

ENFERMAGEM EM ESTÉTICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM ESTÉTICA

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 420 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 15 meses (01 ano e 3 meses)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: Oferecer conceitos teórico-práticos relevantes e inerentes aos profissionais de Enfermagem que desejam atuar na área Estética, introduzindo o Enfermeiro neste novo campo profissional, vasto e promissor, para atuação consciente e responsável.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar os profissionais enfermeiros ao exercício das práticas estéticas invasivas e não invasivas, conforme habilitação da categoria. Para isso, contamos com um corpo docente altamente qualificado e especializado nas técnicas mais atuais do mercado. Ampliar a compreensão de técnicas e procedimentos estéticos e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício de nova profissão. Aprofundar os conhecimentos sobre as técnicas estéticas que serão habilitadas a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para manuseá-las futuramente. Desenvolver atividades de pesquisa, estudo de caso, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo. Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional da saúde esteta. Atualização constante de conhecimentos, adquirindo diferencial competitivo no mercado de trabalho. Oferecer conceitos teórico-práticos relevantes e inerentes aos profissionais de saúde que desejam atuar na área Estética, introduzindo-os neste novo campo profissional, vasto e promissor, para atuação consciente e responsável.

5. PÚBLICO-ALVO:.Graduados em enfermagem.

6. MATRIZ CURRICULAR

AUDITORIA HOSPITALAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA HOSPITALAR

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 420 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 15 meses (01 ano e 3 meses)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: Desenvolver competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas administrativos na área da saúde para a tomada de decisão. Estimular a troca de experiência entre os participantes. Atender às necessidades de desenvolvimento gerencial de executivos que atuam em vários segmentos do setor Saúde, integrando atualizadas tecnologias e práticas de auditoria fornecendo confiança para atuar em diversas funções gerenciais. Fornecer um enfoque de redução de custos com investimento na qualidade e responsabilidade humana.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar profissionais para atuarem de forma crítica e competente na gestão dos serviços de saúde em diferentes cenários do sistema de saúde brasileiro. Capacitar o aluno para o exercício profissional da Auditoria em Saúde apresentando as boas práticas, as técnicas e a fundamentação ética e legal para atuação dentro do contexto atual da área. Prover certificação para a atividade de Auditoria em Saúde. Preparar os profissionais da área da saúde para o desenvolvimento das funções de gerência, gestão e auditoria de sistemas de saúde, para atuação em empresas públicas ou privadas, assim como as de assistência médica e hospitalar.

5. PÚBLICO-ALVO: Graduados em Enfermagem, Administração, Farmácia, Medicina, Fisioterapia e demais graduados que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais na prestação de serviços de saúde.

6. MATRIZ CURRICULAR

GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 420 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 15 meses (01 ano e 3 meses)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: Desenvolver competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas administrativos na área da saúde para a tomada de decisão. Estimular a troca de experiência entre os participantes. Atender às necessidades de desenvolvimento gerencial de executivos que atuam em vários segmentos do setor Saúde, integrando atualizadas tecnologias e práticas de auditoria fornecendo confiança para atuar em diversas funções gerenciais. Fornecer um enfoque de redução de custos com investimento na qualidade e responsabilidade humana.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar profissionais para atuarem de forma crítica e competente na gestão dos serviços de saúde em diferentes cenários do sistema de saúde brasileiro. Capacitar o aluno para o exercício profissional da Auditoria em Saúde apresentando as boas práticas, as técnicas e a fundamentação ética e legal para atuação dentro do contexto atual da área. Prover certificação para a atividade de Auditoria em Saúde. Preparar os profissionais da área da saúde para o desenvolvimento das funções de gerência, gestão e auditoria de sistemas de saúde, para atuação em empresas públicas ou privadas, assim como as de assistência médica e hospitalar.

5. PÚBLICO-ALVO: Graduados em Enfermagem, Administração, Farmácia, Medicina, Fisioterapia e demais graduados que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais na prestação de serviços de saúde.

6. MATRIZ CURRICULAR

GERONTOLOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 360 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 12 meses (01 ano)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: O curso é voltado para profissionais graduados em diversas áreas da saúde e busca promover o desenvolvimento de competências para a atenção especializada em Gerontologia, com ênfase em cuidado, promoção, prevenção, terapêutica e reabilitação do idoso, desenvolvendo uma interação multiprofissional, com foco na qualidade, segurança e humanização.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ao fim do curso, o aluno estará apto a: entender o idoso em seu contexto global e específico; aplicar os conceitos epidemiológicos, demográficos e antropológicos do envelhecimento populacional; compreender o envelhecimento sob os aspectos biopsicossociais; identificar modelos de políticas públicas nacionais e internacionais voltados à população idosa; assimilar conceitos de gestão da qualidade dos processos assistenciais em saúde do idoso e os programas de qualidade existentes no Brasil (acreditação, licenciamento e certificação); compreender a atuação de diversos profissionais em um contexto interdisciplinar; reconhecer as possibilidades de atuação interdisciplinar nas principais síndromes geriátricas; compreender os objetivos da avaliação geriátrica ampla e seu impacto no gerenciamento do cuidado; identificar e discutir instrumentos de avaliação, protocolos e programas de tratamento de idosos em diversas modalidades de assistência..

5. PÚBLICO-ALVO: Graduados em Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Medicina, Fisioterapia e demais profissionais da saúde graduados que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais na prestação de serviços de saúde ao idoso.

6. MATRIZ CURRICULAR

PEDAGOGIA HOSPITALAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA HOSPITALAR

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 360 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 12 meses (01 ano)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: Especializar profissionais para integração das áreas de educação e saúde promovendo gestão de projetos em Pedagogia Hospitalar a fim de possibilitar a criança e ao jovem hospitalizado, oportunidade, motivação, interação e recreação durante o processo de internação hospitalar.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Organizar elementos conceituais de um corpo de informações relativos ao atendimento pedagógico e educacional a criança e jovens hospitalizados; Dimensionar as diferentes correntes didático-metodológicas para servirem de apoio à prática da equipe de saúde com os pacientes pediátricos; Contextualizar o desenvolvimento de conteúdos curriculares, mediante a observação das reais possibilidades das crianças e dos adolescentes hospitalizados, buscando o seu desenvolvimento integral. Desenvolver a capacidade dos alunos do curso de Pedagogia para atuar como membro de equipe multi e interdisciplinar de saúde.

5. PÚBLICO-ALVO: O curso é destinado aos: - Pedagogo, educador, psicólogo, nutricionista, enfermeiro, e demais profissionais graduados que atuam ou tenham interesse em atuar na área hospitalar. - Graduados em licenciaturas. - Profissionais liberais diversos que visem buscar novas possibilidades de atuação em novos mercados.

6. MATRIZ CURRICULAR

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 360 h (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 12 meses (01 ano)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: O curso organizado nos termos da Resolução 01 de 08 de junho de 2007 tem como objetivos: Capacitar o profissional da Saúde no conhecimento dos principais transtornos e síndromes psiquiátricas, bem como a todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente, por força do exercício de suas profissões com os portadores de quaisquer transtornos mentais, com vistas à identificação dos tais, passando a ter competência para o encaminhamento adequado, obtendo, também, qualificação para a abordagem ética; Capacitar profissionais a conhecer o programa de saúde mental.Qualificar profissionais que atuam no programa de saúde mental, ao abrigo da Lei número 10.216 de 06 de abril de 2001 e Legislação regulamentadora, para atendimento competente levando-se em conta a nova política de saúde mental. Capacitar enfermeiros para atuação na área de psiquiatria e saúde mental, aprofundando conhecimentos e desenvolvendo habilidades e atitudes pertinentes à especialidade. Capacitar os profissionais das áreas da saúde para o conhecimento, intervenção e investigação em saúde mental; aprofundar o conteúdo de saúde mental como estratégia para ampliação de conhecimento da referida área.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Preparar profissionais qualificados para atuarem na assistência à saúde nos níveis preventivo, curativo e de reabilitação, com competências técnicas científicas e ético políticas. Capacitar enfermeiros (as) nas áreas de psiquiatria e de saúde mental, aprofundando conhecimentos e desenvolvendo habilidades pertinentes à especialidade. Preparar profissionais aptos a planejar, organizar e desenvolver a assistência de enfermagem em diferentes cenários, dotados de consciência humanista, crítica e refletiva

5. PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados em enfermagem.

6. MATRIZ CURRICULAR

ENFERMAGEM DO TRABALHO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ

2. CARGA HORÁRIA: 460 h

3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 12 meses (01 ano)

4. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL: Proporcionar qualificação no âmbito de Especialização para atuação na área de Saúde Ocupacional. Propiciar ao enfermeiro conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar nas áreas de saúde e trabalho, visando o desenvolvimento de ações específicas tais como: • atender necessidades de saúde do trabalhador relacionadas com o trabalho, ou que tenham repercussão na família e na comunidade; • organizar e desenvolver programas de educação para a saúde dando ênfase à promoção e recuperação da saúde, prevenção dos agravos em relação ao ambiente de trabalho e adaptação do trabalho ao trabalhador; • prestar assessoria técnica às empresas, à equipe, aos sindicatos e outras instituições; • aplicar o método científico no estudo de problemas de saúde do trabalhador e do meio-ambiente, investigando as relações com o trabalho e possíveis soluções; • integrar a equipe de saúde multidisciplinar atuando no planejamento, organização, execução e avaliação das atividades desenvolvidas; • atuar no ensino de conhecimentos específicos de Enfermagem do Trabalho.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver habilidades para o planejamento, programação, orientação e execução de atividades que envolvam prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação do trabalhador.

5. PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados em enfermagem.

6. MATRIZ CURRICULAR

 

ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM OBSTETRÍCIA

1. INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA: FACULDADE ITAQUÁ
2. CARGA HORÁRIA: 520 h
3. PERÍODO DE DURAÇÃO: 15 meses (01 ano e 3 meses)
4. OBJETIVOS:
4.1. OBJETIVO GERAL: Assistir à mulher em seu período reprodutivo e realizar a prática do parto normal e natural dentro de uma abordagem humanizada, identificando riscos obstétricos e perinatais precocemente.
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar o enfermeiro para exercer a obstetrícia de acordo com a lei do exercício profissional. Buscar o desenvolvimento de atitude crítica/reflexiva. Qualificar enfermeiros para utilização de pesquisa científica como estratégia para resolução de problemas e construção do conhecimento na área da Saúde Materno-infantil.
5. PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados em enfermagem.
6. MATRIZ CURRICULAR

UTI NEO PEDIÁTRICA